Seja bem-vindo.

A minha foto
ATALAIA, Vila Nova da Barquinha, Portugal
Vivendo nesta terra há 30 anos vou perguntar à história e à tradição qual a origem desta localidade. Desejo saber quem neste atractivo sítio erigiu a primeira construção, quais as obras que foram nascendo, a sua idade e as mãos que as edificaram, quais os seus homens ilustres e os seus descendentes, quem construiu as estradas, os caminhos, as pontes e as fontes. Quão agradável será descobrir em cada pedra os nossos antepassados levantando com palavras o sonho do nosso futuro. Atalaia, 18-11-2007.

18.11.07

Monumento Nacional - Igreja da Atalaia

Cremos que nenhum pesquisador dos grandes e pequenos sucessos da nossa história regional intentou hoje devassar o segredo que envolve a origem da Igreja Matriz da Atalaia ou antes o que subsiste de tal segredo pois, em verdade, sendo conhecida a época da fundação, apenas se ignoram as circunstâncias que determinaram a erecção do templo com tamanho fausto construtivo, e o nome do fundador. Segundo parece, nenhuma tradição, escrita ou oral, permite, rastrear com segurança a identidade dessa benemérita personagem entre as sombras do distante passado onde é forçoso procurá-la, de modo que só a data de 1528, gravada em cima das pilastras que ladeiam o arco da capela-mor, se tem geralmente apontado como luz e guia dos trabalhos de indução necessários ao intento de remediar com possível acerto a falta dos elementos hist6ricos para sempre perdidos no pó dos séculos. Sabendo-se que a vila da Atalaia constituiu, desde a era de quatrocentos, um senhorio de relativa importância, preferido entre outros, não menos consideráveis, para sede de um condado, deve naturalmente conjecturar-se, de acordo com os costumes daquela mesma época e das seguintes, que a construção da Igreja, tendo por fim assegurar permanente assistência espiritual a população que ali se fixara, fosse ordenada e custeada por um dos donatários da terra.
Extractos do Boletim da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, n.º 24, 1941
Sobre a Igreja da Atalaia, vide: http://www.mediotejodigital.pt/pt/conteudos/regiao+do+medio+tejo/Cultura/Patrimonio+Classificado/Monumentos+Nacionais/Vila+Nova+da+Barquinha/Igreja+da+Atalaia/

Sem comentários: