Seja bem-vindo.

A minha foto
ATALAIA, Vila Nova da Barquinha, Portugal
Vivendo nesta terra há 30 anos vou perguntar à história e à tradição qual a origem desta localidade. Desejo saber quem neste atractivo sítio erigiu a primeira construção, quais as obras que foram nascendo, a sua idade e as mãos que as edificaram, quais os seus homens ilustres e os seus descendentes, quem construiu as estradas, os caminhos, as pontes e as fontes. Quão agradável será descobrir em cada pedra os nossos antepassados levantando com palavras o sonho do nosso futuro. Atalaia, 18-11-2007.

18.11.07

Descrição da Atalaia em 1706


A Villa da Atalaya, assim chamada, por estar em sitio alto, fica a três léguas de Thomar para o Poente, e lhe deu foral El-Rei D. Dinis, que a mandou povoar pelos anos de 1315.
Tem trezentos e cinquenta vizinhos com uma Igreja Paroquial, Orago de N. Senhora da Assunção, Priorado, que apresentam hoje os Condes desta Villa, tem mais Casa da Misericórdia, Hospital, Ermidas, N. Senhora da Ajuda, N. Senhora da Esperança, e S. Sebastião. O seu termo é fértil de pão, azeite, vinho, frutas, gado e tem uma grande coutada, aonde há muita caça, terá duzentos e cinquenta vizinhos, divididos por estes lugares, a Barquinha junto do Tejo com uma ermida de Santo António, a Moita com outra de N. Senhora dos Remédios e os Casais das Baginhas com outra de S. João Batista.
Há nesta Villa um Ouvidor que representa o Conde Senhor desta terra (que o é também das Villas de Asseiceira e Tancos) Vereadores, um Escrivão da Câmara, um Procurador do Concelho, um Juiz dos Órfãos com o seu Escrivão, dois Tabeliães, e um Meirinho.

Retirado do Livro: Corografia Portugueza e Descripçam Topográfica - 1706

Conde da Atalaia - Título criado por D. Afonso V, rei de Portugal, por carta de 21-12-1466, a favor de D. Pedro Vaz de Melo, 1º conde da Atalaia. Por morte do 1º conde sem sucessão, extinguiu-se o título e regressaram à Coroa as vilas de que era senhor (Atalaia e Asseiceira). Cerca de 120 anos mais tarde, foi concedido um novo título de Conde de Atalaia aos senhores das mesmas terras.

Sem comentários: