Seja bem-vindo.

A minha foto
ATALAIA, Vila Nova da Barquinha, Portugal
Vivendo nesta terra há 30 anos vou perguntar à história e à tradição qual a origem desta localidade. Desejo saber quem neste atractivo sítio erigiu a primeira construção, quais as obras que foram nascendo, a sua idade e as mãos que as edificaram, quais os seus homens ilustres e os seus descendentes, quem construiu as estradas, os caminhos, as pontes e as fontes. Quão agradável será descobrir em cada pedra os nossos antepassados levantando com palavras o sonho do nosso futuro. Atalaia, 18-11-2007.

28.12.07

Para quando a sinalização a indicar a Igreja da Atalaia ?






A Igreja da Atalaia é um Monumento Nacional desde 1926.
Na Auto-Estrada 23 (A23), Itinerário Complementar 3 (IC3) e Estrada Nacional 111 (EN110) não existem nenhumas sinaléticas ou sinais indicativos ou informativos de tal facto.
Ao que temos conhecimento todos os monumentos nacionais dos concelhos vizinhos estão devidamente identificados ou sinalizados o que, certamente, valoriza as localidades em termos culturais e turísticos.
Somos levados a concluir, e não nos acusem de bairrismo exacerbado, que existe tratamento discriminatório e adiamento sistemático da resolução deste problema (colocação de sinaléctica) por parte das entidades responsáveis, mormente das Estradas de Portugal S.A. e do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
Há quem argumente que a Igreja se encontra fechada e que o putativo visitante ou turista ficaria decepcionado com esta situação por não poder visitar o seu interior. Tal raciocínio não colhe pois muitas das Igrejas Monumentos Nacionais também se encontram fechadas (ver por exemplo o caso da Ermida de Nossa Senhora da Conceição, em Tomar) e isso não é motivo para que a indicação não exista.
Qualquer visitante ficará maravilhado tão só em observar o seu aspecto exterior, pois a Igreja apresenta-se esbelta sobressaindo no monumento o seu pórtico principal, verdadeira obra prima da Renascença com o seu arco de volta redonda, nobremente ornamentado, onde dois anjos sustentam o escudo de armas do fundador, nos vãos laterais dois bustos em alto relevo de apurada escultura e existe uma grande riqueza decorativa do conjunto onde predomina o apóstolo S. Pedro e S. Paulo, vasos e aves. Resumindo, haja vontade de dar a conhecer a nossa terra.
Por estas e por outras é que nós somos o que somos pois insistimos em não aprender com Castela.
Estamos na rectaguarda do pelotão da Europa económica e insistimos em estar, também, no pelotão inferior da Europa cultural!
"Res, non verba" acção e não palavras.

Monumentos Nacionais nos concelhos vizinhos:
Constância
- Nenhum monumento classificado
Entroncamento
- Nenhum monumento classificado
Golegã
- Igreja Matriz da Golegã
Torres Novas
- Vila Lusitano-Romana // Villa Cardillio
- Castelo de Torres Novas
Tomar
- Fachada quinhentista do prédio da Rua Direita da Várzea Pequena
- Convento de Cristo // Mosteiro de Cristo
- Antiga Sinagoga de Tomar
- Ermida de Nossa Senhora da Conceição
- Igreja de São João Baptista
- Janela de Cunhal Quinhentista
- Aqueduto de Pegões
- Castelo de Tomar
- Ruínas ditas de Nabância
- Capela de São Lourenço e Padrão de D. João I
- Igreja de Santa Maria do Olival
- Igreja de Santa Iria (portal e capela lateral)
Vila Nova da Barquinha
- Castelo de Almourol
- Igreja da Atalaia

1 comentário:

Anónimo disse...

Já vi que na saída do Entroncamento existe um sinal a indicar Almourol mas não aparece a Igreja da Atalaia esqueceram-se.