Seja bem-vindo.

A minha foto
ATALAIA, Vila Nova da Barquinha, Portugal
Vivendo nesta terra há 30 anos vou perguntar à história e à tradição qual a origem desta localidade. Desejo saber quem neste atractivo sítio erigiu a primeira construção, quais as obras que foram nascendo, a sua idade e as mãos que as edificaram, quais os seus homens ilustres e os seus descendentes, quem construiu as estradas, os caminhos, as pontes e as fontes. Quão agradável será descobrir em cada pedra os nossos antepassados levantando com palavras o sonho do nosso futuro. Atalaia, 18-11-2007.

5.4.08

Atalaienses presentes e ausentes


Gregário por condição própria o ser humano não se limita, como os outros animais, a formar grupos somente para os fins primários de defesa e de busca de sustento. A família, próprio grupo básico por ele formado, tem já em si mesma condi­ções de formação, de funcionamento, de permanência e continuidade que a dife­rencia, e distingue, dos outros grupos formados pelos animais não humanos.
O ser humano é tão fundamental e essencialmente sociável que só em sociedade, só formando grupos ou associações, consegue satisfazer a maior parte das suas neces­sidades uma vez que elas são tão variadas e tão complexas no campo social, económico, moral, intelectual, estético, político, altruístico, etc., que nem um indivíduo, por si só, nem uma só família, isolada das outras, as conse­guem satisfazer.O homem sempre tem lutado pelo direito de se «reunir» e de se «asso­ciar».

Estes pressupostos associativos levaram à fundação da Sociedade Instrutiva e Recreativa Atalaiense - SIRA – fundada no ano de 1930.
Durante estes largos anos grande número de Atalaienses participaram na vida cívica e cultural da nossa freguesia. Alguns eram naturais desta Vila e outros que, apesar de aqui não nascerem, sempre estiveram empenhadas em elevar bem alto o seu nome .
Porque o encontro de gerações era motivo para fazer festa e para reviver o passado realizou-se, no pretérito dia 5 de Abril de 2008, um almoço convívio e artístico subordinado ao tema “Atalaienses presentes e ausentes”.

A sala estava repleta. Vieram atalaienses de França. Alguns já não se viam à dezenas de anos. Aconteceu festa e diversão.
Foi uma tarde maravilhosa com a promessa de novo encontro para breve.
A todos quantos colaboraram gratuitamente para que este encontro fosse uma realidade os corpos sociais da SIRA expressam a sua enorme gratidão.




1 comentário:

DUARTE SILVA disse...

Olha-me só o pessoal da foto de cima. E não quero eu estar velho!...
Um abraço.
Sérgio