Seja bem-vindo.

A minha foto
ATALAIA, Vila Nova da Barquinha, Portugal
Vivendo nesta terra há 30 anos vou perguntar à história e à tradição qual a origem desta localidade. Desejo saber quem neste atractivo sítio erigiu a primeira construção, quais as obras que foram nascendo, a sua idade e as mãos que as edificaram, quais os seus homens ilustres e os seus descendentes, quem construiu as estradas, os caminhos, as pontes e as fontes. Quão agradável será descobrir em cada pedra os nossos antepassados levantando com palavras o sonho do nosso futuro. Atalaia, 18-11-2007.

28.4.08

1.º Evento "250 anos do falecimento do Patriarca D. José Manuel da Câmara"

Nesta vila de Atalaia nasceu o Sr. D. José Manuel da Câmara, segundo Cardeal Patriarca de Lisboa.
Também, na Igreja da Atalaia, Monumento Nacional desde 1926, na nave lateral do lado do Evangelho, se encontra o seu túmulo, pelo que cremos ser o único Cardeal sepultado fora da cidade de Lisboa.
No dia 27 de Abril promoveu-se o 1.º evento das comemoração dos 250 anos da morte deste Cardeal Patriarca, ocorrida em 9 de Julho de 1758.
Esteve presente entre nós o Grupo "Sine Nomine " da Holanda.
Este grupo interpretou cantos do século XVIII que fizeram a delícia das pedras do templo e a de todos os presentes.
Foram interpretes Bernadette de Koning, soprano; Annete, contrauto; Arthur Eijs, tenor; e Rob, baixo.
A Comissão organizadora agradece a amável presença deste Grupo Holandês a título desinteressado bem como à D. Maria Helena a sua nobreza e gentileza para com a gentes da Atalaia.
Bem-Hajam.

Sem comentários: