Seja bem-vindo.

A minha foto
ATALAIA, Vila Nova da Barquinha, Portugal
Vivendo nesta terra há 30 anos vou perguntar à história e à tradição qual a origem desta localidade. Desejo saber quem neste atractivo sítio erigiu a primeira construção, quais as obras que foram nascendo, a sua idade e as mãos que as edificaram, quais os seus homens ilustres e os seus descendentes, quem construiu as estradas, os caminhos, as pontes e as fontes. Quão agradável será descobrir em cada pedra os nossos antepassados levantando com palavras o sonho do nosso futuro. Atalaia, 18-11-2007.

1.5.08

Assinado o contrato de financiamento para a construção do Centro de Dia, Creche e Serviço de Apoio Domiciliário a idosos, na Atalaia.


A ADESFA - GÉNESE DO PROJECTO
Por escritura de 13 de Abril de 1999, publicada em Diário da República n.º 134, de 11-6-1999, III Série, pág. 12534-(5), foi criada a "Associação para o Desenvolvimento Cultural e Social da Freguesia de Atalaia" (ADESFA) que tinha como objecto a promoção de estudos e projectos para a implementação de acções de natureza social, nomeadamente o apoio à terceira idade, o apoio à educação e o apoio à cultura, podendo ainda praticar e promover quaisquer acções de desenvolvimento local, visando o fomento e a prosperidade da freguesia e o bem-estar da sua população.
Fizeram parte deste projecto da ADESFA, e espero não me esquecer de ninguém, os sócios fundadores: Alberto Nogueira, Anabela Nanques Lopes, António da Graça Vital, António Costa, Camila Dias, Fernando Freire, Henrique Fortunato, João Gralha, Joaquim Costa, Júlio Barata, Manuel Honório, Manuel Miranda, Maria Helena Deus, Nuno Gameiro, Olinda Vital, José Manuel Laranjeira, Rui Maia Faria e Vitorino Monteiro.
Em 14-02-2001, face à dinâmica da ADESFA, com a realização de eventos para recolha de receitas, por deliberação da Câmara Municipal de V.N.Barquinha, foi-lhe cedido um terreno na freguesia de Atalaia com cerca de 1800 m2 para a construção de um equipamento social.
Todavia, à data, havia grande dificuldade da ADESFA se constituir como IPSS.
Assim foi convocada uma Assembleia-Geral da ADESFA para o dia de 6 de Julho de 2001. Nessa reunião foi efectuado um caloroso debate sobre a questão da evolução da ADESFA para IPSS ou a opção de parceria com a Santa Casa da Misericórdia da Barquinha ou com Comissão Fabriqueira da Igreja da Atalaia. A vontade dos sócios, por maioria, foi pela última hipótese. Posteriormente, os corpos sociais da ADESFA vêm convidar a Paróquia para ser esta a avançar com a criação de um Centro Social ou Comunitário, mantendo-se a ADESFA como solidária cooperante.
Aconteceu que uma grande parte dos membros dos corpos sociais transitou da ADESFA para o Centro Social e Paroquial da Atalaia (CSPA).

A CRIAÇÃO DO CSPA
Os estatutos do CSPA vieram a ser aprovados pelo Bispo de Santarém, em 25 de Novembro de 2001. Em 8-11-2003, conforme publicado em Diário da República, III Série, n.º 259, pág. 24041, por declaração do Ministério da Segurança Social e do Trabalho, foi a CSPA reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública e procedeu-se ao registo definitivo dos Estatutos de IPSS.
O projecto nasceu, assim, da confluência de boas vontades, entre a ADESFA e a Paróquia da Atalaia e na mobilização de várias tendências e forças vivas da freguesia, para um projecto que se quer de todos e para todos.
Dos seus corpos sociais fizeram ou fazem parte, e espero não me esquecer de ninguém, Anabela Nanques Lopes, António da Silva Pereira, António José Bernardo, Carlos Lopes, Cristina Grilo, Fernando Freire, Henrique Fortunato, Júlio Barata, Manuel Miranda, Nuno Gameiro, José Manuel Laranjeira, Júlio Silva, Maria do Carmo Ramalhete, Sandra Neves, Serafim Marques e Valter Caldeira.
A CSPA tem como objectivo essencial dar expressão organizada ao dever moral de solidariedade e de justiça social entre os indivíduos, nomeadamente, no âmbito da administração de serviços de apoio a crianças, Atelier dos Tempos Livres (ATL). Numa 1.ª fase avançou com projecto pioneiro o ATL junto da escola do 1.º ciclo de Atalaia, projecto que ainda decorre.
Para que os objectivos pretendidos fossem alcançados o CSPA apostou na particularidade dos seus serviços e na vertente solidariedade, tentando dar respostas às necessidades humanas, trabalhando em prol das crianças e idosos, em especial das famílias mais carenciadas, prevenindo, compensando e remediando problemas que as afectam.
O CSPA assumiu uma grande responsabilidade perante a freguesia da Atalaia.
Dos seus Estatutos consta que deverá sobrelevar o espírito de convivência e de solidariedade social como factor decisivo do trabalho comum, tendente à valorização integral das pessoas, das famílias e demais agrupamentos e da comunidade, cfr. art.º 3.º, tarefa que procura cumprir com acção e a pensar nos outros.

A CANDIDATURA AO PROGRAMA PARES II
No ano de 2007 o CSPA efectuou a candidatura PARES II - Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais que apesar de várias dificuldades veio a ser aprovado conforme notificação de 14 de Novembro de 2007.
Posteriormente, procedeu-se à assinatura do Contrato entre a Segurança Social e o CSPA, evento que teve lugar em Santarém no pretérito dia 24 de Abril de 2008.
O equipamento social ficará localizado entre as ruas Vale e Azevedo e Patriarca D. José, num espaço com cerca de 2300 m2.
Grande parte do terreno fora cedido pela Câmara Municipal mas para implementar o projecto era necessário mais espaço. O Sr. Júlio da Silva, num gesto de generosa grandeza, fez a doação de terreno confinante que passou para a posse do CSPA.

O PROJECTO APROVADO
O projecto prevê os seguintes espaços distintos: Centro de Dia, Creche e Serviço de Apoio Domiciliário.
O valor estimado para o custo da obra é de cerca de 600.000 euros. Para as infra-estruturas calcula-se um valor de cerca de 530.000 euros, para equipamento móvel, projectos de arquitectura, engenharia, fiscalização, etc. os restantes 70.000 euros.
As entidades públicas impulsionadoras deste arrojado projecto foram e são o Instituto de Segurança Social, o Centro Social Paroquial de Atalaia, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia.
O financiamento por parte da Segurança Social é de cerca de 350.000 euros.
O prazo de execução da obra será de 2 anos pelo que se prevê a sua abertura para meados de 2010.

A LIGA DE AMIGOS
Para além dos membros da actual Direcção do CSPA, segundo os estatutos , existirá uma Liga de Amigos cujos objectivos serão os de apoiar e colaborar na prossecução das actividades do Centro, quer através de trabalho voluntário quer de contribuição pecuniária.
Recordamos que só as infra-estruturas custarão cerca de 600.000 € e que a comparticipação da Segurança Social é de 350.000 €.
Portanto, Atalaienses falta suportar os restantes custos da obra!
Assim, será essencial que todos nos envolvamos neste projecto - um projecto social de todos nós -inscrevendo-se na Liga de Amigos, pois uma participação activa da nossa comunidade fará, certamente, fazer acontecer esta obra que será uma riqueza para os presentes e para os vindouros.

Sem comentários: