Seja bem-vindo.

A minha foto
ATALAIA, Vila Nova da Barquinha, Portugal
Vivendo nesta terra há 30 anos vou perguntar à história e à tradição qual a origem desta localidade. Desejo saber quem neste atractivo sítio erigiu a primeira construção, quais as obras que foram nascendo, a sua idade e as mãos que as edificaram, quais os seus homens ilustres e os seus descendentes, quem construiu as estradas, os caminhos, as pontes e as fontes. Quão agradável será descobrir em cada pedra os nossos antepassados levantando com palavras o sonho do nosso futuro. Atalaia, 18-11-2007.

7.7.08

JOÃO CAETANO RECEBERÁ MEDALHA DE HONRA DO MUNICIPIO DA BARQUINHA

Em 20-2-2008, neste blog, escrevi:
Sr. João … pessoa de cultura e cidadão do mundo, por todos conhecido pela sua capacidade de acção a nível cultural e recreativo, sempre em prol das instituições do concelho e da freguesia. Uns dias é dirigente, noutros actor, por vezes comediante e sempre organizador. Mil disfarces para um homem onde a arte e o carinho de moldar o barro se confunde com a arte da encenação”.
O Municipio de Vila Nova da Barquinha vem reconhecer a sua obra, os seus actos altruístas e vai prestar homenagem a este Grande Atalaiense.
Tenhamos esperança que o seu exemplo seja guia no porvir, acreditando que a sua arte e o seu saber servirão de lição aos vindouros.
Honra, pois, ao homem generoso que, sacrificando os seus tempos de sossego e de convivência familiar, deu outra grandeza aos direitos de cidadania e aplica, na sua verdadeira acepção, a noção de democracia.

Transcrição integral do artigo do jornalista Lopes da Silva, no Jornal Notícias do Entroncamento, edição de 4-7-2008
Anda há mais de sessenta anos a moldar o barro com as mãos, restando a sua olaria como ultimo foco de resistência na Atalaia, e há cinquenta a dedicar-se às lides artísticas e às causas comunitárias. Chegou a hora de ser reconhecido oficialmente por essa vida em prol dos outros e das artes em extinção. O oleiro atalaiense João Caetano do Rosário Silva vai receber a medalha de honra do município de Vila Nova da Barquinha, distinção que rende homenagem a uma vida cheia de “fazer sempre o bem sem olhar a quem”. João Caetano do Rosário Silva, cidadão da Atalaia, onde nasceu há 71 anos, vai ser distinguido com a medalha de honra do município de Vila Nova da Barquinha. Mais conhecido por João Avança, alcunha herdada do pai e das corridas de mulas de antanho, dirige a última olaria atalaiense, onde laboram consigo dois seus irmãos, Fernando e Francisco, a derradeira duma geração de oleiros que chegou a atingir mais de três dezenas de oficinas artesanais do género na viragem do século XIX para o século XX. A medida, sob proposta do seu presidente Rui Picciochi, foi votada por voto secreto em recente sessão da Assembleia Municipal de Vila Nova da Barquinha, com dezasseis votos a favor e um em branco. Sendo a distinção de maior reconhecimento concelhio e apenas concedida a vultos excepcionais, na ocasião foi lembrada a acção que João Caetano tem desenvolvido ao longo das décadas em prol dos jovens e do seu lançamento nas lides musicais, até em programas de rádio de âmbito nacional, numa acção contínua que começou, nas actividades artísticas, há meio século (Fevereiro de 1958) num grupo de teatro da Sociedade Instrutiva e Recreativa Atalaiense. Depois disso nunca mais parou, ligado ao teatro, aos espectáculos de variedades, às passagens de modelos, às noites de fados, às festas infantis e juvenis e aos bailes de Inverno e às festas e romarias religiosas de Verão na sua terra e no seu concelho.
Ligado ainda a Associação dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha e à Comissão de Culto da Igreja Paroquial da Atalaia, João Caetano tem dedicado muito de si dos outros, facto bem patenteado na estufa de flores (crisântemos e gladíolos) que cultivou para venda durante largos anos nas traseiras da olaria, com vista a financiar as obras de construção da casa mortuária da Atalaia e do restauro da capela do Senhor Jesus da Ajuda.
Exímio oleiro nas loiças de água (bilhas, cântaros e infusas), vasos e pegas de ornamentação, João Caetano tem sido igualmente um aclamado encenador e actor, prevendo-se que até final deste ano organize uma festa evocativa aos 50 anos da sua actividade artística. Referiu ainda recentemente ao boletim da autarquia barquinhense "Barquinha Viva" que deseja "trabalhar até poder e representar até saber ". Em Outubro de 2004, o Rotary Club do Entroncamento condecorou-o com o diploma de profissional do ano, procurando homenagear uma profissão que se encontra em vias de extinção e um homem que se dedica àquela profissão há mais de sessenta anos. Disse-se na altura que era uma espécie de rotário sem o saber, pois na sua qualidade de pessoa simples e boa, tem-se entregue às causas comunitárias dos outros sem olhar a pobre ou a ricos e fazendo sempre o bem sem olhar a quem. Observando o lema rotário “Dar de si antes de pensar em si”, João Caetano, que consta em pequeno queria ser médico mas que se terá realizado plenamente em muitos dos seus outros sonhos, tem uma sessão solene específica para a imposição da condecoração, que confere a consagração de mérito municipal a alguém que tem com as próprias mãos moldado sublimemente o barro vermelho e também os desígnios mais louváveis do seu destino, devotado as suas convicções pessoais e às causas culturais e sociais.

1 comentário:

DUARTE SILVA disse...

Parabéns ao João.
Um abraço do Sérgio, cá destas terras gaúchas.