Seja bem-vindo.

A minha foto
ATALAIA, Vila Nova da Barquinha, Portugal
Vivendo nesta terra há 30 anos vou perguntar à história e à tradição qual a origem desta localidade. Desejo saber quem neste atractivo sítio erigiu a primeira construção, quais as obras que foram nascendo, a sua idade e as mãos que as edificaram, quais os seus homens ilustres e os seus descendentes, quem construiu as estradas, os caminhos, as pontes e as fontes. Quão agradável será descobrir em cada pedra os nossos antepassados levantando com palavras o sonho do nosso futuro. Atalaia, 18-11-2007.

8.11.09

CAMINHADA ECOLÓGICA NA ATALAIA


O que denominamos altivamente de CIVILIZAÇÃO nada é mais do que uma real agressão às coisas naturais. Essa tal civilização significa a devastação da nossa floresta, a poluição das nossas ribeiras, a contaminação dos solos e a deterioração da qualidade do ar. Sabemos que os seres humanos vêm promovendo uma verdadeira batalha contra a natureza.
Imbuídos deste remar contra a maré, no pretérito dia 31-10-2009, fizemos uma caminhada ecológica na Vila da Atalaia.
A Eng.ª Alexandra, portadora do saber ambiental, proporcionou ao grupo um atmosfera cordial e de aprendizagem na inter-relação das pessoas com o meio ambiente.
Analisámos árvores, pássaros, insectos, borboletas, plantas, cogumelos, etc.
Este tipo de inter-relação despertou nos participantes uma enorme curiosidade. Conselho puxa conselho e palavra atrai responsabilização, tanto a nível individual como a nível colectivo, responsabilização de preservação do habitat da fauna e da flora ali bem presente. As crianças estavam a aprender a viver em harmonia com todos os seres que íamos visitando e encantando.
Conscientes de que as crianças de hoje irão influenciar futuramente o equilíbrio ambiental, procurámos transmitir valores ambientais assim como sensibilizámos os mais pequenos para uma educação ambiental e um despertar de sentimentos ecológicos, no fundo: aprender a gostar para cuidar.
Por último, demos a conhecer a vista magnânime do Picoto, visitando (via binóculos) o Castelo de Ourém e o Rio Tejo no seu esplendor.
Consabido que as crianças são um auditório privilegiado das mensagens ambientais, não só de palavras mas também de atitudes, e que elas são os futuros gestores do planeta aconselhámos a cuidar daquilo de que todos gostamos, daquilo que para nós tem algum valor e importância, amar a natureza.
Julgamos que nesta jornada todos aprendemos.

Sem comentários: