Seja bem-vindo.

A minha foto
ATALAIA, Vila Nova da Barquinha, Portugal
Vivendo nesta terra há 30 anos vou perguntar à história e à tradição qual a origem desta localidade. Desejo saber quem neste atractivo sítio erigiu a primeira construção, quais as obras que foram nascendo, a sua idade e as mãos que as edificaram, quais os seus homens ilustres e os seus descendentes, quem construiu as estradas, os caminhos, as pontes e as fontes. Quão agradável será descobrir em cada pedra os nossos antepassados levantando com palavras o sonho do nosso futuro. Atalaia, 18-11-2007.

15.5.10

Notícias ... da nossa terra.

SÁBADO, 2 DE MARÇO DE 1929
A escola da Atalaia, onde proficuamente exerce o professorado o sr. Paulino José Correia, é frequentada por mais de 100 alunos do que resulta não poder aquele zeloso funcionário desempenhar cabalmente da sua delicada missão.
SÁBADO. 13 DE JULHO DE 1940
Castelo de Marvão ... O papa Urbano interveio para acabar a luta entre os dois reis cristãos em 31 de Março de 1371 era assinado o Tratado da Paz em Alcoutim, pelo qual, entre outras cousas, foi acordado que tudo quanto o rei D. Henrique tomara ao de Portugal e este ao de Castela, voltaria á posse dos seus primitivos senhores. Por mais de uma vez foi esta fortaleza testemunha de numerosos sucessos dentro deste período agitado de lutas com Castela. Vários foram os alcaides-mores do castelo de Marvão, mas não nos permite a falta de espaço enumerá-los e descrever a acção de cada um deles nesta alcaldaria que no reinado de D. João III ficou pertencendo ao Conde de Atalaia e seus sucessores, em cuja posse esteve até á sua extinção.
SEXTA-FEIRA, 17 DE OUTUBRO DE 1947
Em 1948 vai ser electrificada a vila da Atalaia (Barquinha).
O Município da Barquinha vai construir no próximo ano um mercado coberto, ampliar o edifício dos Paços do Concelho e construir um lavadouro público.
TERÇA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 1951
LISBOA, 20 de Janeiro de 1951 — Inauguraram-se, há dias, os seguintes melhoramentos públicos:
... na Atalaia (Barquinha), a instalaçãa eléctrica...
SEXTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 1953
Deixamos Santarém, atravessamos a ponte D. Luiz I, que é como já dissemos a maior de Portugal, com 1212 metros, alcançamos Almeirim, vimos os seus famosos meloais e agora pela magnifica estrada alcatroada, atravessamos uma longa planície até Alpiarça, cuja vila bem cuidada e alongada deixamos em direcção a Golegã, passando por Vale de Cavalos, no meio de olivais e sobreiros até Chamusca, quando atravessamos novamente o Tejo pela ponte metálica de 779 metros e logo alcançamos a Golegã. Aqui há que admirar os celebres campos de searas e olivedos tão extensos quanto a vista pode alcançar, e as oliveiras seculares em forma simétrica, tão diferente de outras regiões. É' esta uma planície soberba e fertilíssima.
Agora, seguindo para Tomar, deixamos os densíssimos olivais, subimos uma colina de pinheirais, passamos por Atalaia, para atingirmos abaixo a povoação de Asseiceira, já entre novos olivais e campos de milho, para logo se nos deparar o surpreendente panorama da cidade de Tomar, coroada pelo seu castelo e o convento, a cujos pés corre o caudaloso Nabão.
SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 1963
(ANI) — Um caso extraordinário de amizade entre um pombo e um carneiro justifica de sobejo o interesse que lhe dedica a população da vizinha localidade de Atalaia. Trata-se de um pombo que pertence ao sr. Manuel Honório e que, tendo sido criado, desde pequeno, com um carneiro pertencente ao mesmo proprietário, habituou-se de tal forma ao animal, que se lhe instala no lombo todo o tempo em que não voa nem come. E, por maior que seja a distância que o rebanho tenha de percorrer, quer à ida, quer no regresso das pastagens, o pombo lá vai sempre, todo enlevado, a cavaleiro do seu inseparável amigo.
TERÇA-FEIRA, 1 DE JUNHO DE 1965
Beber água pelas fontes, caminhar pelos campos resulta em ... 114 anos de idade. É obra!
"Uma perna partida revelou a identidade daquela que será, talvez, a mais idosa mulher de Portugal.
Jesuína da Conceição, natural de Atalaia, Barquinha, onde nasceu a 29 de Outubro de 1851 segundo a certidão de nascimento, guardada preciosamente pela família vive presentemente em Lisboa, com um neto, de 54 anos, e tem três bisnetos, um dos quais presta serviço militar no Ultramar português. Uma queda dada em casa fez com que partisse uma perna e tivesse que recolher ao Hospital de S. José. É uma senhora dinâmica, apesar da Idade, é completamente lúcida, que vê perfeitamente e até costura com regularidade".
QUINTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 1967
LISBOA. 11 (ANI) — Uma valiosa colecção de documentos, entre os quais muitos pergaminhos, cujas datas vão do último quartel do século XV a meados do século XIX, foi oferecida á Biblioteca e Arquive Distrital de Angra do Heroísmo pela Viscondessa de Meireles. A colecção — oriunda em parte do Arquivo dos Marqueses de Tancos e Condes de Atalaia e em parte do Cartório de um dos ramos da família Corte-Real — é constituída
por milhares de documentos (entre os quais figuram escrituras de compra e venda, cartas patentes de nomeação pira cargos, alvarás e documentos militares, bem como por autógrafos designadamente de D. Manuel I, D. João II, D. Sebastião, Filipe I, D. João V, D. José. Marquez de Pombal, Dona Maria I e D. João VI. Algumas cartas régias conservam os seus selos pendentes, sendo particularmente valioso um exemplar de cera de D. João III.

Sem comentários: