Seja bem-vindo.

A minha foto
ATALAIA, Vila Nova da Barquinha, Portugal
Vivendo nesta terra há 30 anos vou perguntar à história e à tradição qual a origem desta localidade. Desejo saber quem neste atractivo sítio erigiu a primeira construção, quais as obras que foram nascendo, a sua idade e as mãos que as edificaram, quais os seus homens ilustres e os seus descendentes, quem construiu as estradas, os caminhos, as pontes e as fontes. Quão agradável será descobrir em cada pedra os nossos antepassados levantando com palavras o sonho do nosso futuro. Atalaia, 18-11-2007.

17.9.12

Despedida do P.e José Manuel Laranjeira


"A fé sem obras está morta", São Tiago 2:14-26




O P.e José Manuel Laranjeira foi ordenado presbítero em 26-05-1990. Em 1994 foi nomeado pároco de Vila Nova da Barquinha, Moita do Norte e Atalaia. Em 15-09-2012 deixa de exercer a pastoral no nosso concelho. Durante 18 anos (con)viveu entre nós!
A tomada de posse dos novos párocos P.e Ricardo Miguel Neves Madeira e P.e Fernando Henrique Giuli, nomeados in solidum (solidariamente), ocorreu dia 15 de Setembro nas suas novas paróquias: Sagrada Família do Entroncamento, Atalaia, Barquinha e Moita do Norte. Também, no dia 22 tomam posse em Tancos e no dia 23 na Praia do Ribatejo. Nestas duas últimas freguesias, são nomeados párocos in solidum com o P.e João Luís Correia Fanha da Graça. 
No jantar da despedida do P.e Laranjeira, realizado no dia 16 de Setembro, na Casa do Patriarca, em Atalaia, estiverem presentes cerca de 300 pessoas. Amigos, paroquianos, membros do clero, autarcas, associações, etc. assinalaram a sua presença. Muita gente para agradecer a sua obra, o seu pensar, o seu querer e o seu agir!
As comunidades ao verem-no partir sentem-se desgostosas. Mas, certamente, o carisma dos novos nomeados atenuarão este desgosto e abrirão o caminho para novos tempos e novas generosidades.
Aqui fica, sinteticamente e para memória futura, a fundamentação da sua obra pastoral e física (1): 
Desde 2008, em acumulação, com as paroquias da Atalaia, Moita e Barquinha, foi pároco de Tancos e da Praia do Ribatejo, abarcando ainda as comunidades das Madeiras e das Limeiras. 
Realizou uma obra verdadeiramente extraordinária, em vários domínios, não só na sua área de jurisdição das freguesias como também ao nível vicarial e diocesano, de que se destaca:
- Vigário do Entroncamento, órgão que abrange as paróquias dos concelhos da Golegã, Entroncamento e de Vila Nova da Barquinha;
- Membro nomeado do Conselho de Vigários e membro eleito do Conselho Presbiteral, respetivamente, órgãos de decisão e de consulta da diocese de Santarém;
- Assistente Diocesano da Juventude Operária Católica (JOC) e da Liga Operária Católica (LOC);
- Membro do Observatório da Comissão Nacional Justiça e Paz para as questões laborais e sociais;  
- Membro Fundador do grupo de teatro “Fatias de Cá-Barquinha”, tendo-se destacado também como ator em várias peças de teatro desse Grupo;
- Praticante, com relevo, de várias modalidades desportivas;
Realizações projetadas e realizadas, ao nível do património religioso e para religioso edificado, muitas delas com o apoio das autarquias locais e do Estado, cuja enumeração sumária se indica:
- Construção da Casa Mortuária em Vila Nova da Barquinha;
- Recuperação da Capela de Rocamador;
- Construção da sede para o Agrupamento dos Escuteiros em Vila Nova da Barquinha;
- Construção da Casa Mortuária em Atalaia;
- Construção da Casa de Apoio à igreja matriz de Atalaia;
- Recuperação da Capela do Senhor Jesus da Ajuda em Atalaia;
- Recuperação do Coro e Capela-Mor da igreja paroquial de Moita do Norte;
- Tratamento do vidrado dos azulejos e pintura de paredes e vãos da igreja matriz de Atalaia;
-Iluminação do Largo da Capela em Moita do Norte;
- Construção do Centro Social Paroquial em Atalaia, uma obra exemplar e há muito desejada pela população;
- Construção de anexos e melhoramentos na Casa Mortuária em Moita do Norte;
- Recuperação de salas de catequese em Moita do Norte;
- Recuperação da antiga residência paroquial e sua transformação em Centro de Catequese e Caritas Paroquial de Vila Nova da Barquinha;
- Recuperação da igreja matriz em Vila Nova da Barquinha, que consistiu na beneficiação da Sacristia, colocação de pavimento novo no corpo central da igreja, de novo altar, pinturas e reposição dos altares laterais com retorno à traça original.
Ao nível social e sócio-caritativo:
- Constituição das Conferências de São Vicente de Paulo das paróquias de Atalaia e de Moita do Norte;
-Patrocinador da constituição da Caritas Paroquial de Vila Nova da Barquinha;
- Promotor de todas atividades e funcionalidades relacionadas com a instituição do Centro Social Paroquial de Atalaia, do qual é Presidente da Direção, desde a sua inscrição como IPSS, da abertura das várias valências, da candidatura ao PARES e ao PRODER;
- Sócio fundador da Associação de Paralisia Cerebral de Vila Nova da Barquinha e membro da Comissão Instaladora do sub-núcleo da referida Associação.
Por todas estas obras, aliadas à sua personalidade determinada e solidária, bem como ao seu carácter humilde e humanista, o P.e José Manuel Laranjeira distinguiu-se nos campos social, cultural, económico, humanitário, desportivo e comunitário.
(1)   Fundamentação inserta na atribuição da medalha municipal de mérito – Grau Ouro, conferida pela Assembleia Municipal, por proposta da Câmara, deliberação tomada por unanimidade.

Sem comentários: