Seja bem-vindo.

A minha foto
ATALAIA, Vila Nova da Barquinha, Portugal
Vivendo nesta terra há 30 anos vou perguntar à história e à tradição qual a origem desta localidade. Desejo saber quem neste atractivo sítio erigiu a primeira construção, quais as obras que foram nascendo, a sua idade e as mãos que as edificaram, quais os seus homens ilustres e os seus descendentes, quem construiu as estradas, os caminhos, as pontes e as fontes. Quão agradável será descobrir em cada pedra os nossos antepassados levantando com palavras o sonho do nosso futuro. Atalaia, 18-11-2007.

2.7.19

Os três concelhos que se fundiram num só

Na origem dos concelhos estão as outorgas das cartas de foral ou de privilégios, em circunstâncias muito especiais quer por senhores quer pelos monarcas tendo por objetivos a recompensa dos serviços prestados, o chamamento de pessoas para o povoamento de um lugar, no sentido de lhe dar estabilidade e perenidade bem como criar as condições para a sedentarização das gentes numa clara politica de ordenamento do território tendo por sentido último a defesa estratégica de um reino a florescer. 
Por isso a origem dos concelhos tem a sua génese na outorga destes documentos, as cartas de foral ou privilégios dos concelhos de Atalaia, Paio de Pelle e Tancos.

No período antecedente à reforma liberal vigorou o regime jurídico criado pelo Regimento dos oficiais das cidades, vilas e lugares destes reinos de 1504, cujas normas passaram posteriormente a constar das ordenações Manuelinas e Filipinas..
Os concelhos foraleiros de Atalaia, Paio de Pelle e Tancos foram extintos pela Reforma de Passos Manuel, através do Decreto de 6 de Novembro de 1836, que dissolveu 498 concelhos em Portugal Continental. 
O objeto de tal diploma era a criação de maiores circunscrições municipais procurando suprimir a existência de “concelhos pobríssimos” de modo a possibilitar que esta fusão os munisse de melhores meios financeiros. É nesta data que é criado um novo concelho no nosso território com a designação de Vila Nova da Barquinha e que anexa os anteriores três concelhos. 
O país foi assim dividido em distritos, concelhos e freguesias, sendo os distritos dirigidos por um administrador-geral, os concelhos por um administrador e as freguesias por um regedor. Os órgãos passaram a ser a junta administrativa, a câmara municipal e a junta da paróquia.
Por alvará de 27 de junho de 1839 será, três anos depois, concedido o título de Vila à Barquinha e criado o seu brasão de armas que podemos ver acima.



Sem comentários: