Seja bem-vindo.

A minha foto
ATALAIA, Vila Nova da Barquinha, Portugal
Vivendo nesta terra há 30 anos vou perguntar à história e à tradição qual a origem desta localidade. Desejo saber quem neste atractivo sítio erigiu a primeira construção, quais as obras que foram nascendo, a sua idade e as mãos que as edificaram, quais os seus homens ilustres e os seus descendentes, quem construiu as estradas, os caminhos, as pontes e as fontes. Quão agradável será descobrir em cada pedra os nossos antepassados levantando com palavras o sonho do nosso futuro. Atalaia, 18-11-2007.

23.2.09

1744 - Atalaya - Tombo da Quinta do Vale do Seixo


O Tombo abre assim,
A primeira folha com desenho, com o lema VALOR, VITÓRIA E IMPÉRIO, um escudo com as armas a vermelho, ouro, verde, amarelo, castanho e creme, pintado à mão e com a data de 1744, insígnia cardinalícia onde se encontra as armas dos Condes da Atalaia.
A segunda folha, com uma cercadura artisticamente desenhada, figurando fo­lhas, frutos, flores e laços e, no centro: “Tombo da Quinta do Vale do Seixo, que mandou fazer o Exm.º e Rev.º Principal D. José Manoel, do concelho de Sua Magestade, e Deão do Collegio da Santa Igreja de Lisboa” A vermelho e preto.
A folhas 3 surge a seguinte inscrição:
"Juiz Doctor Manoel de Faria Soutto - Anno de 1744.
Ano de nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo … aos 15 dias do mês do Junho … a instancia de D. José Manoel, do concelho de Sua Magestade, e Deão do Collegio da Santa Igreja de Lisboa … para que tombasse medida e demarcasse a sua quinta ..
As folhas seguintes, todas enumeradas e rubrica­das, estão escritas em português arcaico (melhor diríamos trabalhadas artisticamente) com largos floreados e arabescos.
O tombo conta que esta Quinta do Vale do Seixo está situada no termo do concelho de Atalaya e Torres Novas, tem casa de brasão, casas térreas, moinho, lagar de azeite, terras de pão, olivais, vinha, pomar, matos e pinhais.
Procede à sua demarcação, identifica os terrenos confinantes, (para este acto são chamados os seus representantes legais e colocados éditos) aplicados marcos na divisão, procede à identificação dos seus proprietários e mede toda a sua extensão.
O Tombo acaba com vários dizeres, duas assinaturas do mesmo Juiz. Antes das assinaturas tem como que um selo desenhado à mão e termina com uma cruz e quatro pontos no alto, certamente o selo de D. José Manoel. No final da última página, em baixo, está escrito que todas as páginas vão numeradas e rubricadas pelo proprietário. Segue-se a data: Atalaya 21 de Junho de 1744.
Este tombo da Quinta do Vale-do-Seixo, com 80 folhas de pergaminho, já amareladas pelo tempo, é um testemunho de que aqui existiu, no século XVIII, uma quinta dos Condes, com pelo menos 2 brasões, um dos quais se encontra colocado na parede interior, lado nascente, da Junta de Freguesia.

Agradecimento: Quero agradecer à D. Luísa e Sr. Manuel Oliveira (proprietários da Casa do Patriarca - Turismo Rural) que me fizeram o especial favor de ceder, para a consulta, o Tombo da Quinta do Vale Seixo donde foi possível extrair os elementos supra referidos.

1 comentário:

João Mourão Rosa disse...

Agradeço ter tido acessso a este seu trabalho que muito admiro.
Surpreende-me ainda não ter tido nenhum comentário apesar das visita que já teve. Continue a ajudar-nos a cultivar.
Um Abraço do Amigo João Mourão