Seja bem-vindo.

A minha foto
ATALAIA, Vila Nova da Barquinha, Portugal
Vivendo nesta terra há 30 anos vou perguntar à história e à tradição qual a origem desta localidade. Desejo saber quem neste atractivo sítio erigiu a primeira construção, quais as obras que foram nascendo, a sua idade e as mãos que as edificaram, quais os seus homens ilustres e os seus descendentes, quem construiu as estradas, os caminhos, as pontes e as fontes. Quão agradável será descobrir em cada pedra os nossos antepassados levantando com palavras o sonho do nosso futuro. Atalaia, 18-11-2007.

15.8.10

Ciclo de palestras no Centro Cultural


No Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, a partir de 4 de Setembro de 2010, e no 1º Sábado de cada mês, iniciar-se-á um ciclo de palestras sobre o património cultural arqueológico, edificado, móvel, integrado, imaterial e paisagístico.
Foram convidados docentes dos Institutos Politécnicos de Tomar (IPT), de Santarém (IPS) e do Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo (CIAAR), este último com sede nesta Vila.
O concelho da Barquinha é um concelho farto nas mais diversificadas “formas” de património.
Os temas serão diferenciados e os primeiros versarão sobre:
- a importância de Vila Nova da Barquinha para compreensão de todo o Tejo (tendo como conferencistas o Prof. Luis Oosterbeek e José Gomes), este já no dia 4 de Setembro, posteriormente,
- a Ribeira da Atalaia, local ao ar livre onde se encontram vestígios de instrumentos líticos do homem de Neandertal, 300 mil anos, ao homem Moderno, 24 mil anos, o que demonstra o interesse do local no contexto Ibérico;
- a nossa terra em 1910 e quais os barquinhenses que participaram na implementação da República;
- a Cultura Avieira e o pintor Alfredo José Torquato Ferreira (falecido na Barquinha em 1910);
- O rio Zêzere e a paisagem da Praia do Ribatejo (Payo de Pelle).
Outros temas se seguirão uma vez que estamos cientes que a Cultura constitui um meio potenciador de inovação e de desenvolvimento.
Dar a conhecer a nossa herança é um imperativo de generosidade para com as gerações futuras.
Participem e coloquem questões !

Sem comentários: