Seja bem-vindo.

A minha foto
ATALAIA, Vila Nova da Barquinha, Portugal
Vivendo nesta terra há 30 anos vou perguntar à história e à tradição qual a origem desta localidade. Desejo saber quem neste atractivo sítio erigiu a primeira construção, quais as obras que foram nascendo, a sua idade e as mãos que as edificaram, quais os seus homens ilustres e os seus descendentes, quem construiu as estradas, os caminhos, as pontes e as fontes. Quão agradável será descobrir em cada pedra os nossos antepassados levantando com palavras o sonho do nosso futuro. Atalaia, 18-11-2007.

8.9.12

Ribeira da Atalaia


Sobre o título “A ocupação do Pleistocénico Médio e Superior da Ribeira da Atalaia (Médio Tejo – Portugal Central), publicado na revista Arqueologia e História da Associação dos Arqueólogos Portugueses, Luiz Oosterbeek, Pierluigi Rossina, Sara Cura, Stefano Grimaldi e José Gomes, dão-nos a conhecer, neste precioso artigo, o sítio arqueológico da Ribeira da Atalaia.
Localiza-se este sítio precisamente junto da Ribeira a Ponte da Pedra, a alguns quilómetros para norte do local onde a ribeira desagua no Tejo, perto da vila. O sítio é ao ar livre. 
Um artigo muito curioso que dá a entender os testemunhos da mais antiga presença humana em território português, estudo do devir do comportamento e da cultura, projecto de investigação e escola académica, museografia de evolução das paisagens ribeirinhas e da sua exploração.
Pelo denodo e pesquisa científica destes arqueológos podemos concluir que o homem de Neandertal viveu na Atalaia há 300 mil anos.

Sem comentários: