Seja bem-vindo.

A minha foto
ATALAIA, Vila Nova da Barquinha, Portugal
Vivendo nesta terra há 30 anos vou perguntar à história e à tradição qual a origem desta localidade. Desejo saber quem neste atractivo sítio erigiu a primeira construção, quais as obras que foram nascendo, a sua idade e as mãos que as edificaram, quais os seus homens ilustres e os seus descendentes, quem construiu as estradas, os caminhos, as pontes e as fontes. Quão agradável será descobrir em cada pedra os nossos antepassados levantando com palavras o sonho do nosso futuro. Atalaia, 18-11-2007.

13.7.12

À procura das origens da Barquinha

O acto de tombar as propriedades das ordens militares era essencial para uma boa administração do seu património. A propriedade deveria ser identificada de acordo com a sua tipologia e localização; indicadas as confrontações aos quatro pontos cardeais; medida com uma vara (de 5 palmos, equivalente a 1,10m); referida a tipologia contratual (aforamento em vidas ou enfiteuse perpétua); estipular o foro respectivo e a data de vencimento do mesmo (geralmente festas religiosas: Natal, S. João, entre outras); e, por último, a autoridade que outorgou ou confirmou esse mesmo contrato (indicado se se tratava do Mestre presente ou de um seu antecessor).
Em 1504, foi efectuada uma visitação às comendas da Ordem de Cristo e do Médio Tejo. Daqui resultou a elaboração de tombos das suas propriedades. Esta visitação / inventariação fora ordenada pelo Capítulo Geral da Ordem de Cristo iniciou-se em 1503 e acabou em 1510. 
Compulsando os Tombos da Ordem de Cristo, vol. II, Comendas do médio Tejo, 1504 a 1510, sobre as Comendas de Dornes,  Beselga, Sonegado, Alvaiázere, Sabacheira, Ferreira do Zêzere, Pias, Casével, Pussos, Vila de Rei, Cardiga e de Almourol verificamos que dos respectivos tombos não se vislumbra nenhum topónimo com o nome da Barca, Porto da Barca, Porto da Bouça ou Boussa ou similar mas encontramos por exemplo: Lagoa Fedorenta, Lameira, Pedregoso, etc.. Assim, afastamos a origem de qualquer lugar com toponímia semelhante a Barca ou Barquinha e retiramos a existência física de qualquer povoado com este nome antes de 1510 porque a prova documental, até à presente data, não nos deixa outra conclusão.
Mas ... avancemos no tempo. No Numeramento ou Cadastro Geral do Reino, de D. João III, feito entre 1527-1532, encontramos o número do corpo da vila da Atalaia, ou seja, no núcleo que originaria um povoado. E encontramos os denominados casais, unidades rurais de exploração de terra desagregadas da vila para efeitos fiscais. Na área da vila da Atalaya havia, então, vinte e três e na área de Paio de Pele, actual Praia do Ribatejo, existiam 15 casais agrícolas dispersos. Segundo o Prof. José Alves Dias, cada casal tinha, em regra, uma casa e um celeiro. Alguns possuíam também palheiros e, mais raramente, adegas. As casas eram feitas de pedra e barro, madeiradas de castanho, sendo uma parte coberta de cortiça e outras de telhas. Os palheiros eram quase sempre cobertos de palha.
Pelo Tombo dos bens e produção da comenda da Cardiga, ficamos a compreender a organização económica de uma vila no nosso território. Vejamos o caso da Vila de Paio de Pelle. Todos os casais produziam cereais: trigo (66%) e centeio (34%). Dos quinze casais, dez cultivavam vinhas e oliveiras e oito continham pomares: entre as árvores plantadas havia ameixoeiras, pereiras, laranjeiras, figueiras e romanzeiras. Por este panorama de produtos podemos compreender a existência de "celeiros" em quase todos os casais. Ao lado dos terrenos cultivados, estavam os "matos maninhos" que serviam para pastagens; corte de madeira, mato e lenha, para uso comum. Os casais podiam estar acantoados em enfiteuse - isto é, perpetuamente - ou em vidas quase sempre três.
Se os documentos dão-nos a conhecer a vida dos casais ficamos por saber a sua localização em concreto.
Teria a Barquinha origem num casal ? No início do Séc. XVI quer o numeramento quer os tombos não nos respondem a esta questão. Os primeiros documentos conhecidos sobre a Barquinha datam de finais do século XVI pelo que nos é impossível, por agora, compreender em plenitude a matriz inicial de organização do seu povoado.
Antes do desvio do rio Tejo, 1543 e 1544, existiam casais disseminados pelas ricas zonas agrícolas antes de entrar na lezíria? Se sim, em que local? Junto do rio em zonas inundáveis ou no sopé do vale?
Questões pertinentes que as fontes ainda não nos elucidaram.

Sem comentários: