Moro foi uma antiga Cidade situada nas ribeiras do Tejo, de cujas ruínas a maior parte dos Geógrafos dizem se levantou o Castelo de Almourol, posto que pela semelhança do nome, parece mais fundação dos árabes.
Cuidam alguns que existira onde agora vemos, ou Punhete, ou Tancos, ou Payo de Pelle.
Estrabo no livro 3. da sua Geografia lembra-se dela quando disse que Bruto fizera de Moro fronteira para conquistar os Lusitanos
( Padre João Batista de Castro, Mapa de Portugal Antigo e Moderno, ano de 1762)
Seja bem-vindo.
- Fernando Freire
- ATALAIA, Vila Nova da Barquinha, Portugal
- Vivendo nesta terra há 30 anos vou perguntar à história e à tradição qual a origem desta localidade. Desejo saber quem neste atractivo sítio erigiu a primeira construção, quais as obras que foram nascendo, a sua idade e as mãos que as edificaram, quais os seus homens ilustres e os seus descendentes, quem construiu as estradas, os caminhos, as pontes e as fontes. Quão agradável será descobrir em cada pedra os nossos antepassados levantando com palavras o sonho do nosso futuro. Atalaia, 18-11-2007.
1 comentário:
O mais chato é que se Moro (no geografia de estrabão é Moron) for o almourol colocamos a localização de scallabis em risco, e assim sendo, não são os habitantes de santarém os scalabitanos! Segundo Estrabão Moron é em frente a Scallabis..., e não é por nada que a EPE se instalou naquele lugar!
Enviar um comentário