Antes da intervenção de
1941 a Igreja da Atalaia era um monumento muito doente que apresentava elevado
estado de degradação. Em consequência deste restauro, que se encontra
minuciosamente discriminado no Boletim de 1941, relevo a retirada do altar-mor,
em talha dourada, que no dizer dos técnicos estava assente sobre o antigo e que
ocultava com o seu retábulo grande parte da capela e alguns belos artesões da
abóbada. Mais de afirma que, sem mérito artístico ou tradicional que
recomendasse a sua conservação, apeou-se e repararam-se os estragos que a sua
instalação tinha provocado, construindo um altar em cantaria semelhante ao
primitivo e ainda se construíram mais dois altares laterais que, revestidos de
azulejos, substituíram outros vulgares de madeira que desapareceram e cujo
traço podemos observar no Boletim da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos
Nacionais, ano de 1941.
Apesar de sabermos que
os entalhadores adotavam um estilo suave e delicado que dava um sabor palaciano
à arte religiosa, não fico convencido com os doutos argumentos dos técnicos.
Tenho algumas reservas se a Igreja ficou mais bela com a retirada da talha uma
vez que a abóbada com as nervuras ficava visível.
Para os leitores
apreciaram junto o aspeto do altar-mor e da nave lateral, todas em talha
dourada, como era antes da intervenção de 1941 (fotografia ao lado).
Na Igreja da
Atalaia releva a capela-mor onde podemos apreciar a abóboda de nervuras,
estreladas que morrem em elegantes mísulas (ornato, que ressai de uma
superfície, geralmente vertical, e que sustenta um vaso, um busto, um arco)
relevadas. No fecho da abóboda uma pedra circular, com cruz floral em relevo,
sobre o qual assenta o escudo de armas dos condes da Atalaia.
Podemos deliciarmo-nos
com o altar lateral onde existe uma edícula (edifício de pequenas
dimensões em forma de templo, de tabernáculo ou de nicho com colunas, que
contém uma estátua ou uma pintura) de cantaria com finíssimos coluneis
exteriores, assentes em mísula e com cabeças humanas nos capitéis. Jambas
curiosamente trabalhadas com figuração humana em três ordens sobrepostas
parecendo tratar-se de simbologia ateia ou não bíblica mas de sentido hermético
ou esotérico. O fundo da parede lisa fora, possivelmente, pintura.
Na capela batismal
podemos observar a pia batismal de pedra, com taça circular assente em base
quadrada. Na guarda dos santos óleos, edícula de pedra da região de emoldurado
simples que envolve na base duas pequenas carrancas (caras disformes, de pedra,
madeira ou metal). Sobre o litel um leque concheado acompanhado de grossos
acrotéreos (pedestais das figuras, sobrepostas na frontaria) decorados com
ligeiro relevo. Fecha a edícula um bonito jogo de grade de ferro, com três
ordens sobrepostas de pequenos balaustres. Uma peça de muito interesse.
Posterior à construção
da Igreja que é 1528 podemos ver um púlpito à base de pedra,
oitavada, com data de 1674 que se encontra assente em mísula de taça e voluta,
tudo de muito bom desenho e o balaústre é fino e feito de pau santo.
Sem comentários:
Enviar um comentário